Enxergamos com
outros olhos

Proposta Pedagógica

O princípio pedagógico da NANE funda-se no fato de que toda criança e jovem deve ter experiências que acolham diferentes formas e ritmos de aprendizagem. Para tanto, oferecemos um currículo diversificado, múltiplas estratégias de ensino, diferentes cursos e recursos e, imprescindivelmente, parcerias entre escola, pais, alunos e outros profissionais.

Acreditamos que é preciso criar oportunidades curriculares que sejam apropriadas a alunos com habilidades e interesses diversos. O nosso desafio é o de acreditar na possibilidade de aprendizagem de todos e buscá-la constantemente.

Oficinas Pedagógicas

Criamos uma metodologia nas áreas de português e matemática que considera o tempo de cada um, pois sabemos que a duração de um ano letivo pode ser limitadora para contemplar os diversos momentos da experiência escolar de cada um.

Chamamos essa metodologia de oficinas que começam na oficina de Competências e vão até a oficina V.

Dessa forma o aluno pode frequentar as oficinas para a qual foi avaliado no início do ano independente do ano em que está matriculado.

Roda

Um diferencial da Escola Nane é ter em seu currículo aulas que chamamos de roda.

Nessas aulas o professor observa cada um dos alunos, estimula o surgimento dos interesses de cada um, para construir em conjunto um projeto que possa estabelecer relações com o mundo em que vivemos.

Para a construção desse projeto o professor estimula no grupo o diálogo, quando cada um argumenta porque seu tema deve ser escolhido.

Sabemos da grande importância da convivência em grupo, dessa forma ensinamos sempre as habilidades sócioemocionais tão importantes para uma convivência de paz.

O registro tem uma função fundamental no processo pedagógico e o registro nas aulas de roda pode ser materializado a partir da escrita ou de produções plásticas de acordo com a possibilidade de cada aluno.

No final do ano todos os projetos são apresentados para as famílias e amigos num evento chamado Projexpo.