O uso saudável das telas é um problema que precisa ser enfrentado por pais e educadores. Afinal, na atualidade, o uso excessivo ou inadequado das telas pode trazer desafios para crianças e adolescentes, como distração, sedentarismo e impacto no desenvolvimento emocional.
Assim, em novembro deste ano, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), aprovou o projeto de lei número 293/2024 que proíbe o uso de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet nas escolas públicas e privadas do Estado.
Nesse sentido, a Escola NANE, acreditando que a educação vai além das salas de aula e do currículo tradicional, abraçou o projeto “Uso Saudável das Telas”, uma iniciativa inovadora financiada pela FAPEMIG e desenvolvida em parceria com o SEBRAE-MG.
Projetos como este são fundamentais para auxiliar os jovens a estabelecer uma relação equilibrada com a tecnologia, desenvolvendo habilidades para utilizá-la de forma consciente e saudável.
As ferramentas digitais oferecem inúmeras possibilidades. Aplicativos, plataformas digitais de comunicação e serviços de streaming permitem acesso a produções audiovisuais e a possibilidade de conexão com outras pessoas. E isso tudo é muito atraente para crianças e adolescentes.
No entanto, o uso excessivo de telas, TV, computador e celular, podem trazer alguns riscos para a saúde, por exemplo:
Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo Os perigos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes.
O “Uso Saudável das Telas” já impactou mais de 5.000 crianças e adolescentes em todo o Brasil, promovendo reflexões sobre como a tecnologia influencia nosso cotidiano.
A narrativa principal do projeto gira em torno do Conde Bétula, um “vampiro da atenção” que tenta roubar o tempo e a concentração das pessoas em troca de riqueza.
Por meio dessa história criativa e envolvente, o projeto incentiva os jovens a refletirem sobre suas escolhas em relação às telas e seu papel na vida moderna.
O projeto funciona da seguinte forma:
Composta por 10 episódios, a série aborda temas relevantes sobre o uso da tecnologia de maneira lúdica e educativa.
Cada episódio é acompanhado por oficinas de 3 horas, nas quais os alunos debatem e desenvolvem atividades relacionadas aos desafios apresentados pela série.
Um material com 60 atividades que complementam os episódios, oferecendo aos alunos ferramentas para continuar explorando o tema de forma autônoma.
Com o apoio da professora de Ciências Humanas Marília Villanova Rodrigues, doutoranda em Educação pela UFJF e pesquisadora do projeto, a Escola NANE tem utilizado o “Uso Saudável das Telas” em atividades pedagógicas e aulas de roda.
Os alunos não apenas assistem aos episódios, mas também participam de discussões interativas que os ajudam a pensar criticamente sobre o impacto da tecnologia em suas vidas.
As aulas de roda são parte do currículo e visam promover atitudes cooperativas entre crianças e adolescentes por meio de atividades e projetos coletivos. Por meio delas acontecem discussões relevantes sobre temas de interesse dos alunos e educadores, conexões interdisciplinares e aprendizado de soluções democráticas e diálogo produtivo para lidar com divergências.
O “Uso Saudável das Telas” continuará trazendo novos episódios e atividades que desafiarão nossos alunos a pensarem “fora da tela”.
Estamos animados em continuar essa jornada e agradecemos a todos os envolvidos por contribuir para o sucesso dessa iniciativa.
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