A NANE (Escola Novo Ângulo Novo Esquema) avança na educação inclusiva com diferentes abordagens para ampliar autonomia dos jovens atípicos e neuroatípicos.
Fundada há 50 anos, a NANE (Escola Novo Ângulo Novo Esquema) atua na educação básica (fundamental e médio), com foco na inclusão, respeitando o ritmo de aprendizagem individual dos alunos.
E para saber mais sobre a nossa escola, elaboramos este conteúdo especial. Acompanhe!
O Ensino Regular da NANE conta com cursos que desenvolvem a autonomia, autoconfiança, iniciativa, sociabilização e conhecimentos que permitem o aluno exercer sua plena cidadania, habilidades, qualificação para o trabalho e para progressão no ensino.
A partir de processos didáticos que priorizam o tempo de cada aluno, o espaço, as relações, a escola se propõe a colocar o foco na aprendizagem em diferentes momentos, sem critério limitadores na prática pedagógica.
“Oferecemos um currículo diversificado, arranjos organizacionais alternativos, múltiplas estratégias de ensino, diferentes recursos e, imprescindivelmente, parceria entre escolas, pais, alunos e outros profissionais”, explica Rita de Cássia Rizzo de Araújo Lima, sócia diretora pedagógica da NANE.
O desafio da Escola, segundo a diretora, é acrescentar oportunidades curriculares para estudantes com habilidades e interesses diversos, sem que se faça um plano para cada aluno. “A nossa premissa em educação inclusiva é acreditar na possibilidade de integração e que individualmente que atribuam seus significados ao conhecimento”.
A Escola NANE é para jovens com deficiência, jovens atípicos e neuroatípicos com diferentes formas de aprender.
Os jovens atípicos são aqueles que apresentam um desenvolvimento diferente do esperado para sua idade. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como deficiências intelectuais ou físicas, que impactam suas formas de aprender e interagir com o mundo.
Já os neuroatípicos são aqueles cujos padrões cognitivos ou neurológicos se distanciam do que é considerado “padrão” pela maioria. Entre esses estudantes, encontramos jovens com condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Transtorno de Tourette, entre outras.
Todas essas características não limitam o potencial desses jovens, apenas demanda abordagens de ensino diversificadas.
E já que falamos em TDAH, leia nosso artigo TDAH: o que você precisa saber.
Escolher a escola para seus filhos é uma decisão importante que pode influenciar não apenas a qualidade da educação que eles recebem, mas também o desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais.
E se você está na dúvida se somos ou não a escola ideal para seu filho, listamos alguns motivos para escolher a NANE:
Venha conhecer nossa proposta e fazer parte de uma comunidade onde o respeito e a inclusão são a base de tudo!