A Escola Novo Ângulo Novo Esquema (NANE), há mais de 50 anos, presta serviços na área de educação para crianças e jovens atípicos e neuroatípicos, sempre sob a perspectiva da inclusão. Com um percurso de vanguarda no Ensino Regular Inclusivo, a escola considera o tempo e o espaço como elementos fundamentais do processo educativo e tem como desafio a busca constante pela aprendizagem.
E, entre os diversos cursos que a escola oferece para promover o desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social dos seus alunos, o Emprego Apoiado se destaca. Nesse curso, os alunos recebem todo apoio e orientação necessários para que nossos jovens com deficiência consigam sua inserção no mercado de trabalho.
Emprego Apoiado é um curso, comandado pela psicóloga Andreza Robusti. Nele, nele trabalhamos a conscientização da mudança de “ser aluno” para “ser profissional” e apresentamos o mundo das profissões, segundo as habilidades e necessidades de cada aluno, para um melhor direcionamento.
Baseados nos sonhos, desejos e expectativas de cada jovem em busca de uma colocação no mercado de trabalho, visamos ampliar o leque de possibilidades, apresentando a maior gama possível de cargos e funções acessíveis.
Por exemplo, um jovem que sonha em ser médico veterinário, mas sem condições cognitivas para cursar essa faculdade, será direcionado para trabalhos em um pet shop. Lá ele poderá ter contato com animais, exercendo diferentes funções, tais como banho, tosa, cuidador, etc.
O curso é ministrado 2 vezes por semana, com duração de 2 horas cada aula e tem extensão minima de um ano, podendo ampliar conforme a necessidade de cada jovem.
Entre os diversos conteúdos abordados, destacamos:
Após a conclusão de todas as etapas do curso, nós acompanhamos o jovem nas entrevistas de emprego. E, após a contratação, permanecemos por mais 2 ou 3 meses fazendo a mediação entre a empresa e o aluno, auxiliando assim no seu processo de adaptação.
Como se sabe, a inserção de jovens com deficiência no mercado de trabalho ainda é um grande desafio.
Não é fácil encontrar vagas adequadas as suas necessidades, bem como empresas que entendam sobre inclusão. Muitas delas, dificultam o processo de inclusão, impondo condições aos jovens.
No mais, nem toda empresa, embora tenha a obrigatoriedade de atender as condições legais, abre vagas, preferindo pagar as multas que disso resultam.
Por isso, estamos sempre em busca de novas parcerias com empresas para ampliar as possibilidades de inclusão e oferecer novas oportunidades aos nossos alunos.
Na nossa caminhada pela educação, testemunhamos grandes vitórias, temos, inclusive, ex-alunos que superaram todos os desafios e estão trabalhando há mais de 10 anos na mesma empresa.
Confiram o depoimento do nossa ex-aluna Raquel que diz:
Eu no começo do ano passei por muitas dificuldades na minha vida. Falei para os meus pais: acabou a moleza, vou ter que arranjar um trabalho para eu fazer, não posso mais ficar em casa sem fazer nada.
A partir daí eu e meus pais viemos aqui na NANE para eu poder participar do curso emprego Apoiado.
Com o meu grupo fizemos várias visitas nas empresas para poder ver qual trabalho gostaria de fazer. (…) Até que um dia a coordenadora do projeto perguntou se eu gostaria de trabalhar numa loja de brinquedos, essa pergunta também foi feita para a minha colega Gabi e nós duas respondemos que sim.
Nossos olhos brilharam bastante, a coordenadora ficou tão contente que foi preparar as nossas entrevistas. Fizemos e passamos na entrevista, depois fizemos exame de admissão, levamos toda documentação e fomos contratadas.
Eu estava com muita vergonha, eu não conhecia ninguém na loja, mas com o passar do tempo fui me adaptando melhor e aprendi várias coisas. (…) Até que um dia me tornei “destaque do mês” na loja e ganhei uma foto num quadro!
Como cresci na empresa, eu contei essa novidade para os meus pais e eles se emocionaram. Tanto que hoje todos têm o maior orgulho de mim. Tenho orgulho de mim. Por isso desde já agradeço a Deus, minha família e a escola NANE.
E agora o testemunho da Maria Elvira, mãe de outra das nossas ex-alunas:
Estou muito emocionada e feliz. Contente com o trabalho maravilhoso que vocês estão desenvolvendo, pelo apoio que sempre deram e orgulhosa pela Carol que se mostra cada dia mais guerreira e focada.
Que bom que encontrei o NANE na minha e na vida da nossa Carol!
É uma loucura, em São Paulo, uma cidade deste porte, só ter este colégio com esta metodologia. Vocês são incríveis, estão sempre buscando e criando coisas novas.
Estão sempre à frente de tudo! Este novo curso; mercado de trabalho é muito bacana, pois sem ele os nossos filhos ficariam perdidos.
A Carol esta muito feliz, realizada, com autoestima elevada, querendo voar cada dia mais sozinha. E tenho certeza que vocês fazem parte desse sucesso. São super comprometidos, inovadores, inquietos e antenados.
Gostou? Venha fazer parte dessa mudança, conheça tudo que a Escola NANE, par jovens atípicos e neuroatípicos, pode oferecer.
Saiba mais sobre nossa escola: