A Escola Novo Ângulo Novo Esquema promove educação inclusiva e humanitária, porque crianças e jovens com deficiência podem ser semelhantes, mas não são iguais.
A Escola Novo Ângulo Novo Esquema (NANE), há quase 50 anos, presta serviços na área de educação para crianças e jovens, sob a perspectiva da inclusão. Com percurso de vanguarda no Ensino Regular Inclusivo, a escola considera o tempo e espaço como elementos fundamentais do processo educativo.
Para isso, oferece cursos que promovem o desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social, assegurando ao educando a formação básica para o exercício da cidadania, sua qualificação para o trabalho e os meios para que ele progrida nos estudos em outros níveis de escolaridade.
Seus cursos visam que seus alunos tenham autonomia, autoconfiança e iniciativa.
O que diferencia o aprendizado das diversas áreas do conhecimento na Escola NANE é a utilização de inovadores processos didáticos, tais como:
Nas Oficinas, o aluno tem o seu ritmo de aprendizagem respeitado e pode, com o educador, traçar seu próprio percurso, o que lhe permitirá aprender sem comprometer seu avanço escolar. Ao término de cada oficina o aluno é encaminhado para a seguinte.
O intervalo de tempo considerado para o seu avanço no aprendizado, de oficina em oficina, não será necessariamente o bimestre ou semestre, mas o tempo próprio da aprendizagem de cada aluno. Isso possibilita uma visão mais ampla e integradora do conhecimento do que aquela decorrente do currículo tradicional.
Em cada um dos grupos de oficinas são reunidos alunos com possibilidades semelhantes, e a partir deles é que todo o trabalho e planejamento das oficinas são desenvolvidos pelos educadores. É por esse motivo que nossos alunos aprendem: porque as oficinas permitem que cada aluno entre em contato com o conhecimento de um modo integrado a sua experiência de vida.
“Nas oficinas o aluno não”passa” pelos conteúdos, pelo fato de estar num grupo com as mesmas possibilidades, sente-se mais seguro para pensar, participar e avançar em seu conhecimento”, Cristina Antônio, professora da oficina de Português.
As Aulas de Roda são um componente curricular que pretende principal o desenvolvimento de atitudes e valores cooperativos entre grupos de crianças e adolescentes. Elas favorecem, entre outras coisas:
“As aulas de Roda propiciam momentos de muita integração. “Certa vez, durante uma atividade em que confeccionaram uma boneca de lã, inspirados na tradicional boneca africana Abayomi, o grupo do 2º ano do EM, vivenciou momentos de partilha, onde um precisou da ajuda do outro para finalizar as bonecas. A ideia foi perceber como é bom poder ajudar e ser ajudado e que esse momento só pode fazer crescer a amizade e o respeito entre eles”, relata a professora de Roda, Irene Iafelice.
“Nas aulas de Roda o aluno sente-se parte de um grupo, desenvolvendo habilidades como respeito, responsabilidade, empatia e se vê como agente de aquisição e produção de conhecimento”, explica a professora Cristina Antônio.
Existem também os Projetos, desenvolvidos em sala de aula com objetivo de permitir a reflexão a respeito de temas polêmicos do cotidiano e que digam respeito ao próprio desenvolvimento do aluno. Eles propiciam a utilização de linguagens diversas e, sobretudo, colaboram para a construção da cidadania.
Um dos momentos mais descontraídos da escola são as Baladas Nane, eventos mensais e temáticos que propiciam aos jovens com deficiência a possibilidade de um convívio saudável e divertido com amigos num ambiente de descontração onde podem dançar e cantar.
“A Balada começou com a intenção de promover momentos de lazer, descontração e socialização dos alunos, já que muitos dos nossos jovens precisam do apoio dos pais para sair e encontrar com amigos. Foi assim que nasceu a Balada temática da NANE. É aqui o momento da paquera e de estarem somente com amigos. Os encontros acontecem aos sábados no horário das 19 às 22h. Pais e responsáveis ficam do lado de fora. Somente ex-alunos, amigos e irmãos de alunos são aceitos”, afirma Miriam Tramutola, psicóloga e uma das diretoras da escola.
Dois cursos, especialmente, consolidam a Escola Nane como o lugar de educação especializada para alunos portadores de necessidades específicas: o Módulo de Desenvolvimento e o OPTE.
O Módulo de Desenvolvimento foi criado para atender crianças e jovens que ainda não puderam ingressar no mundo da linguagem e que embora não aprendam a ler e escrever, não significa que elas não possam aprender ou estarem na escola. Crianças devem estar na escola, sempre envolvidas em situações efetivas de aprendizagem.
Músicas, jogos, visitas a estabelecimentos comerciais e todas as atividades que são parte da vida transformam-se em aulas. Nelas, os alunos aprendem a andar pelas ruas da cidade, a falar sobre si, a cuidar do próprio corpo, escolher suas roupas conforme o clima, a esperar a sua vez e outras coisas. Ou seja, um conjunto de atividades ligadas aos atos de prever e desejar e que lhes garantirão uma maior autonomia na vida.
“As aulas de dança do Módulo de Desenvolvimento e Opte visam a conscientização corporal, impedindo lesões desnecessárias com atividades cotidianas, melhorando equilíbrio, lateralidade, coordenação motora e ajuste postural adequado. Além do corpo, a mente entra em ação também, acompanhada de muitos valores que priorizamos na NANE: criatividade, atenção, concentração, memória, planejamento, perseverança, resiliência, respeito, confiança e autogestão. “Muito mais que apenas bons bailarinos, nosso propósito é formar bons cidadãos para o mundo”, Priscila Mourão, professora de dança do MD e do Opte.
Já o OPTE é para jovens e adolescentes que ainda estão em idade de escolarização e podem se beneficiar com uma modalidade de curso, na qual os tempos e formas de ensino e aprendizagem representem uma alternativa interessante. O OPTE visa reconhecer as competências do aluno, ampliando suas possibilidades de escolha e de atuação na sociedade.