Para a maioria das crianças e adolescentes, a matemática é difícil e complicada. Porém, existem algumas estratégias para ajudar seu filho com a matemática, tornando o aprendizado mais divertida e gratificante.
Quer saber quais são esses truques? A gente te conta neste nosso novo conteúdo.
A maioria dos problemas matemáticos escolares baseiam-se no raciocínio simbólico-abstrato e isso pode trazer muitas dificuldades. Assim, é vantajoso incluir a manipulação de materiais concretos na hora da lição de matemática.
Você pode usar feijões, botões, réguas, dominós, dados, blocos de montar ou qualquer outro material que auxilie na hora de solucionar uma conta de somar ou exemplifique as frações, por exemplo.
Brincar com dominós e dados é uma ótima maneira de ajudar seu filho a reconhecer padrões, tão importantes para a matemática.
À medida que for jogando, ensine seu filho a olhar para as peças e ver, por exemplo, que o número 6 tem 2 conjuntos de 3 pontos ou 3 conjuntos de 2 pintos, contribuindo desta maneira para outras formas de contagens.
Exercícios são importantes para fixar a matéria, mas ensinar por meio de jogos, atividades e desenhos, traz ótimos resultados.
Por exemplo, se a criança tem dificuldade com operações da multiplicação, faça jogos com copos e feijões. Assim, na operação 2 × 3 você terá dois copos com três feijões em cada, auxiliando no entendimento da operação.
Explique os termos matemáticos com calma e alargue o vocabulário matemático.
Por exemplo, use sinônimos para as operações matemáticas. Sinônimos de “soma” poderão ser “juntar”, “adicionar” ou “acrescentar”. Já sinônimos de “subtrair” poderão ser “tirar”, “a diferença”, “dar”, etc.
Assim, será mais fácil reconhecer qual a operação ou operações que terá de usar para resolver os problemas.
Ter dificuldades para memorizar é muito comum em crianças com dificuldades de aprendizagem, daí apresentarem dificuldade em memorizar a tabuada, por exemplo.
Desta forma, é fundamental investir na capacidade de compreensão das crianças, seja por meio de jogos, brincadeiras ou objetos.
Incentive seu filho a desenhar quando for resolver um problema de matemática, de modo que ele consiga visualizá-lo.
Essa é uma boa maneira de reconhecer o tipo de operação e as etapas de resolução do problema.
Fazer conexões entre a matemática e situações cotidianas também é uma excelente ideia.
Envolva seu filho em atividades como medir ingredientes ao cozinhar ou calcular o troco nas compras. Assim, ele percebe como os conceitos matemáticos são aplicados no cotidiano.
Se você perceber que seu filho está enfrentando grandes dificuldades com a matemática, pode ser a hora de buscar ajuda de um profissional especializado, como no Apoio Escolar.
No mais, seu filho pode estar apresentando transtornos de aprendizagem relacionados aos números, como discalculia.
A discalculia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de realizar cálculos matemáticos simples ou complexos, compreender conceitos e resolver problemas matemáticos.
Assim como a dislexia, a discalculia é uma condição neurológica e pode ser diagnosticada em pessoas de todas as idades.
Alguns sintomas que podem estar presentes na discalculia:
A boa notícia é que, com tratamento e abordagem adequados, as pessoas com discalculia podem superar todas as suas dificuldades.
Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da Escola NANE e também nossas redes sociais. Temos sempre conteúdos interessantes relacionados à educação.