Escolher escola para seus filhos é uma decisão importante que pode influenciar não apenas a qualidade da educação que eles recebem, mas também o desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais.
Assim, na hora que as crianças chegam na idade escolar é comum que pais e responsáveis fiquem cheios de dúvidas sobre diversos fatores. A principal questão que surge é: “como escolher a escola a melhor escolha para o meu filho?”.
Por isso, neste conteúdo, mostraremos as principais questões que devem ser consideradas na hora de escolher uma escola para seus filhos.
Considere a localização da escola em relação à sua casa ou local de trabalho. Principalmente no caso de crianças pequenas, priorize às instituições mais próximas, evitando que elas tenham que atravessar a cidade ou acorde cedo, sem necessidade.
Não adianta escolher uma escola super renomada para o seu filho e vocês terem que passar horas no trânsito para chegar nela.
No mais, a facilidade de locomoção e acesso são importantes porque interferem no bem-estar do aluno, faz total diferença em uma emergência e facilita a participação em atividades escolares.
Avalie a infraestrutura da escola, incluindo salas de aula, laboratórios, bibliotecas, áreas esportivas e outras instalações.
Certifique-se de que a escola oferece os recursos necessários para um ambiente de aprendizado eficaz.
Assim, observe as seguintes questões:
Pesquise as avaliações e a reputação da escola. De nada adianta se os pais, alunos, ex-alunos e professores que já passaram por ela não a recomendam.
Converse com outros pais e responsáveis e explore avaliações online para ver quais são os pontos positivos e negativos da instituição.
E, se possível, visite a escola para ter uma compreensão mais aprofundada.
Avalie o currículo e a abordagem pedagógica da escola. Esses pontos não podem ser ignorados na hora de escolher a escola de seus filhos.
Algumas escolas podem adotar métodos tradicionais, enquanto outras seguem abordagens mais inovadoras.
Pesquise e avalie com calma qual proposta pedagógica se encaixa melhor com as necessidades e personalidade da sua criança ou adolescente.
Turmas menores e uma baixa proporção aluno-professor geralmente permitem uma atenção mais individualizada, o que pode beneficiar o aprendizado de cada aluno.
Escolas que incentivam e promovem a participação dos pais muitas vezes criam uma comunidade escolar mais envolvente.
Portanto, considere como a escola envolve os pais em atividades educacionais e eventos escolares. Se tem um bom diálogo com a família e com qual frequência realizam reuniões, mandam mensagens, etc.
Se seu filho tiver necessidades educacionais especiais, verifique se a escola oferece suporte e recursos adequados para atender a essas necessidades.
Verifique também se na escola há psicólogos, nutricionistas, coordenadores preparados para ajudar suas crianças.
Atividades extracurriculares podem enriquecer a experiência educacional de seus filhos.
Assim, avalie as opções de atividades extracurriculares oferecidas pela escola ao longo do ano, como esportes, música, arte e clubes.
Fique de olho no seu orçamento. Considere o custo da mensalidade e eventuais taxas.
O valor cobrado por uma escola está relacionado à estrutura oferecida e aos horários disponíveis (meio período, semi-integral, integral ou flexível). Outro ponto importante é que nem sempre o colégio mais caro é sinônimo de qualidade garantida.
No mais, certifique-se de que a escola escolhida se encaixa no seu orçamento familiar.
Gostou das dicas? Pronto para escolher escola para seus filhos?
Mas lembre-se que cada criança é única, e o que funciona para uma pode não ser a melhor escolha para outra. Portanto, antes de tudo, é importante considerar as necessidades e personalidade de seus filhos ao fazer essa decisão importante.
Então agora que tal conhecer a Escola NANE?
Estamos há quase 50 anos prestando serviços na área de educação para crianças e jovens, sempre sob a perspectiva da inclusão.
Venha conhecer nossa escola e tudo que podemos oferecer para as suas crianças e adolescentes! Matrículas abertas!