Os cursos oferecidos pela NANE têm por propósito:

Assegurar ao educando a formação básica indispensável para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, bem como fornecer-lhe meios para, em continuidade de estudos:

Propiciar experiências diversificadas, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento físico, intelectual, social e psicológico;

Fomentar o desenvolvimento das responsabilidades pessoais e a compreensão dos direitos e deveres, de modo a favorecer a atuação social, complementando assim a ação da família e da comunidade;

Possibilitar a conduta autônoma através do desenvolvimento da autoconfiança e da iniciativa;

Franquear aos alunos o acesso aos meios de produção e criação cultural por meio do contato com os conhecimentos formais acadêmicos.

 

CURSOS

Módulo De Desenvolvimento

O módulo de desenvolvimento foi criado para atender àquelas crianças  e jovens que ainda não puderam ingressar no mundo da linguagem e que embora não aprendam a ler e escrever, isso não significa que elas não possam aprender ou que não devam estar na escola. Crianças devem estar na escola, sempre envolvidas em situações efetivas de aprendizagem.

Dessa forma, as aulas do módulo de desenvolvimento foram especialmente pensadas para apresentar outras formas de conhecer o mundo: músicas, jogos, visitas a estabelecimentos comerciais do cotidiano, atividades corporais; tudo o que é da vida se transforma em aula.

Assim, aprendem como falar com as pessoas nas situações mais diversas, os cuidados ao andar pelas ruas da cidade, a falar sobre si, a cuidar do próprio corpo, escolher suas roupas de acordo com o clima, a esperar sua vez, ou seja, aprendem a prever e desejar. Enfim, aquilo que é necessário a uma maior autonomia de vida.

 

 

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é a formação básica do cidadão e busca promover no aluno:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento de competências escolares tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento de atitudes e procedimentos democráticos e cooperativos.

 

 

Opte I

O OPTE I foi criado para atender àqueles alunos que ainda estão em processo de aquisição da leitura, escrita e das operações básicas da matemática.
Assim como no ensino fundamental regular busca promover no aluno:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento de competências escolares tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento de atitudes e procedimentos democráticos e cooperativos.

 

 

Ensino Médio

O Ensino Médio destina-se aos alunos que concluíram o ensino fundamental e busca aprofundar, concluir e revisar os conceitos ensinados ao longo do ensino fundamental formando cidadãos conscientes e competentes, aptos a continuar os estudos na universidade.
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilita:

O prosseguimento de estudos;
Criar situações para que o aluno seja capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação profissional ou aperfeiçoamentos posteriores;
Apresentar ao aluno os princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção contemporânea;
O aprimoramento do educando incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, pelo domínio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, bem como da prática de ações solidárias, cooperativas e conscientes.

 

 

Opte II

Curso destinado a jovens e adolescentes que ainda estão em idade de escolarização, e que podem se beneficiar com uma modalidade de curso escolar, na qual os tempos e as formas de ensino e aprendizagem representem uma alternativa interessante para o já conhecido.

Tendo em vista que nem todos os alunos aprendem da mesma forma, o OPTE ensina fazendo. Por isso, destina-se também àqueles que buscam reconhecer suas competências e ampliar suas possibilidades de escolha e atuação na sociedade.

O OPTE tem por objetivos:

  • A priorização das possibilidades de todos e cada um para a aprendizagem;
  • Propiciar aos alunos a identificação de suas competências e mecanismos de aprendizagem próprios.

 

 

Emprego Apoiado

Os alunos de inclusão precisam de um trabalho diferenciado para sua inserção no mercado de trabalho. Sendo assim, a NANE não pode se furtar aos desafios que a própria inclusão social nos coloca, uma vez que entre a formação acadêmica prática e a inclusão no Mercado de Trabalho, há uma grande lacuna.

Por essa razão organizamos um curso para instrumentalizar, acompanhar e supervisionar jovens com necessidades especiais na passagem do “ser estudante” para o “ser trabalhador”, consequentemente, temos formado e empregado jovens através da Lei de cotas em várias empresas parceiras.

O projeto consiste em três etapas, cuja duração dependerá de cada individuo:

  1. Orientação vocacional, cujo objetivo é identificar os desejos profissionais e as reais competências e possibilidades para o seu projeto de vida, incluindo visitas e pesquisas em diversos setores do mercado de trabalho.
  2. Busca de vaga, preparação da documentação, preparação para as entrevistas iniciais, sensibilização no local de trabalho.
  3. Após a contratação, há um período de mediação entre trabalhador e empresa para os ajustes necessários e participação no grupo de jovens trabalhadores para trocas de experiências e vivencias pessoais.

 

 

Atividades Complementares

Orientação de Estudos–  Tem duração de um período específico, mediado por um professor, para que o aluno possa organizar seu material escolar, colocar em dia as atividades em atraso e desenvolver autonomia na realização das tarefas de casa/classe.

O aluno poderá escolher o dia certo para o seu trabalho, de acordo com o horário disponibilizado pelo mediador.

Reforço Escolar– Se o(a) aluno(a) precisar de algum auxílio extra ele poderá solicitar que no período da tarde seja atendido por um professor que lhe dará as explicações e atividades necessárias para que avance na sua aprendizagem.

Estudos de Meio  – Além das situações de aprendizagem promovidas em sala de aula, criamos oportunidades para que o aluno vivencie situações diversificadas, de modo que estabeleça contato direto com outros lugares, pessoas, produções artístico-culturais e científicas.

Em outras palavras, sem subestimar a importância da aprendizagem teórica, aqui entendida como conhecimento elaborado a partir da abstração, valorizamos a aprendizagem prática, quando o aluno vivência de fato tal aprendizagem. A certeza de que é impossível dissociar o vivido do aprendizado, faz que o Estudo de Meio seja fundamental para a formação dos alunos.

Assim, visitar parques, museus, teatros, cinemas, laboratórios, exposições, sítios ecológicos, cidades históricas e reservas ambientais, dentre outros, cria oportunidades para que os alunos vivenciem experiências únicas, que se associem ao objeto de estudo e, por conseguinte, ficam indelevelmente marcadas em cada um.