Os cursos oferecidos pela NANE têm por propósito:

Assegurar ao educando a formação básica indispensável para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, bem como fornecer-lhe meios para, em continuidade de estudos:

Propiciar experiências diversificadas, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento físico, intelectual, social e psicológico;

Fomentar o desenvolvimento das responsabilidades pessoais e a compreensão dos direitos e deveres, de modo a favorecer a atuação social, complementando assim a ação da família e da comunidade;

Possibilitar a conduta autônoma através do desenvolvimento da autoconfiança e da iniciativa;

Franquear aos alunos o acesso aos meios de produção e criação cultural por meio do contato com os conhecimentos formais acadêmicos.

 

CURSOS

Módulo De Desenvolvimento

O módulo de desenvolvimento foi criado para atender àquelas crianças  e jovens que ainda não puderam ingressar no mundo da linguagem. Isso não significa que elas não possam aprender ou que não devam estar na escola. Crianças e jovens devem estar na escola, sempre envolvidos em situações efetivas de aprendizagem.

Dessa forma, as atividades do módulo de desenvolvimento foram especialmente pensadas para apresentar outras formas de conhecer o mundo: músicas, jogos, visitas a estabelecimentos comerciais do cotidiano, atividades corporais; tudo o que é da vida se transforma em aprendizagem.

Assim, aprendem os cuidados ao andar pelas ruas da cidade, a falar sobre si, a cuidar do próprio corpo, escolher suas roupas de acordo com o clima, a esperar sua vez, ou seja, aprendem a prever e desejar. Enfim, aquilo que é necessário a uma maior autonomia de vida.

 

 

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é a formação básica do cidadão e busca promover no aluno:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento de competências escolares tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento de atitudes e procedimentos democráticos e cooperativos.

 

 

Opte I

O OPTE I foi criado para atender àqueles alunos que ainda estão em processo de aquisição da leitura, escrita e das operações básicas da matemática.
Assim como no ensino fundamental regular busca promover no aluno:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento de competências escolares tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento de atitudes e procedimentos democráticos e cooperativos.

 

 

Ensino Médio

O Ensino Médio busca aprofundar e revisar os conceitos ensinados ao longo do ensino fundamental, formando cidadãos conscientes e competentes, aptos a continuar os estudos ou ingressar no mundo do trabalho.
A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilita:

O prosseguimento de estudos;
Criar situações para que o aluno seja capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação profissional ou aperfeiçoamentos posteriores;
Apresentar ao aluno os princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção contemporânea;
O aprimoramento do educando incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, pelo domínio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, bem como da prática de ações solidárias, cooperativas e conscientes.

 

 

Opte II

Tendo em vista que nem todos os alunos aprendem da mesma forma, o OPTE ensina fazendo. Por isso, destina-se também àqueles que buscam reconhecer suas competências e ampliar suas possibilidades de escolha e atuação na sociedade.

Curso destinado a jovens e adolescentes que ainda estão em idade de escolarização, e que podem se beneficiar com uma modalidade de ensino, na qual os tempos e as formas de aprendizagem representem uma alternativa à organização linear do conhecimento.

O OPTE tem por objetivos:

  • A priorização das possibilidades de todos e cada um para a aprendizagem;
  • A identificação de suas competências e mecanismos de aprendizagem próprios.

 

 

Emprego Apoiado

Os alunos de inclusão precisam de um trabalho diferenciado para sua inserção no mercado de trabalho. Sendo assim, a NANE não se furta aos desafios que a própria inclusão social nos coloca, uma vez que entre a formação acadêmica prática e a inclusão no Mercado de Trabalho, há uma grande lacuna.

Por essa razão organizamos um curso para instrumentalizar, acompanhar e supervisionar jovens com necessidades especiais na passagem do “ser estudante” para o “ser trabalhador”, consequentemente, temos formado e empregado jovens através da Lei de cotas em várias empresas parceiras.

O projeto consiste em três etapas, cuja duração dependerá de cada individuo:

  1. Orientação vocacional, cujo objetivo é identificar os desejos profissionais e as reais competências e possibilidades para o seu projeto de vida, incluindo visitas e pesquisas em diversos setores do mercado de trabalho.
  2. Busca de vaga, preparação da documentação, preparação para as entrevistas iniciais, sensibilização no local de trabalho.
  3. Após a contratação, há um período de mediação entre trabalhador e empresa para os ajustes necessários e participação no grupo de jovens trabalhadores para trocas de experiências e vivencias pessoais.

 

 

Atividades Complementares

As atividades complementares são ações paralelas às demais atividades acadêmicas. 

Um dos principais objetivos no desenvolvimento das atividades complementares é motivar o estudante a participar de projetos que enriqueçam os seus conhecimentos no ensino-aprendizagem e buscam o crescimento social, cultural, profissional e humano.

Orientação de Estudos–  Tem duração de um período específico, mediado por um professor, para que o aluno possa organizar seu material escolar, colocar em dia as atividades em atraso e desenvolver autonomia na realização das tarefas de casa/classe.

O aluno poderá optar pelo dia para realizar o seu trabalho, de acordo com o horário disponibilizado pelo mediador.

Reforço Escolar – Se o(a) aluno(a) precisar de algum auxílio extra ele poderá solicitar que no período da tarde seja atendido por um professor que lhe dará as explicações e atividades necessárias para que avance na sua aprendizagem.

Estudos de Meio  – Além das situações de aprendizagem promovidas em sala de aula, criamos oportunidades para que o aluno vivencie situações diversificadas, de modo que estabeleça contato direto com outros lugares, pessoas, produções artístico-culturais e científicas.

Em outras palavras, sem subestimar a importância da aprendizagem teórica, aqui entendida como conhecimento elaborado a partir da abstração, valorizamos a aprendizagem prática, quando o aluno vivência de fato tal aprendizagem. A certeza de que é impossível dissociar o vivido do aprendizado, faz que o Estudo de Meio seja fundamental para a formação dos alunos.

Assim, visitar parques, museus, teatros, cinemas, laboratórios, exposições, sítios ecológicos, cidades históricas e reservas ambientais, dentre outros, cria oportunidades para que os alunos vivenciem experiências únicas, que se associem ao objeto de estudo e, por conseguinte, ficam indelevelmente marcadas em cada um.